Arquivos

francophonie

La fête de la francophonie, événement organisé par des Ambassades, des instituts culturels et de nombreux partenaires, aura lieu au Portugal de mercredi 14 mars au samedi 23 mars 2013.
Cet événement, ouvert à tous les publics et a pour objectif de faire découvrir ou de faire redécouvrir les richesses culturelles du monde francophone qui couvre les cinq continents. L’espace de la francophonie est représenté au niveau mondial par l’Organisation internationale de la francophonie qui compte en son sein 890 millions de femmes et d’hommes ayant en partage, par amour ou héritage, l’usage de la langue française et le respect des valeurs universelles.
La Fête de la Francophonie, c’est : 32 institutions, 40 événements, 10 villes sur tout le pays.
Elle se fêtera avec de la musique, du cinéma, du théâtre, de la poésie, des « tertúlias », des expositions et des conférences. L’Institut français du Portugal est un des organisateurs et un des lieux à accueil cette Fête. Venez la partager avec nous !
VER O PROGRAMA

Banner-Francophonie2012

A Festa da Francofonia, o sempre esperado encontro anual de francófonos e francófilos, vai decorrer, em Portugal, de segunda-feira 19 de Março a sábado 24 de Março 2012.
Setenta e cinco Estados e governos unem-se, no seio da Organização Internacional da Francofonia, para promover os valores de um mundo solidário. Unidos por uma língua que partilham, enriquecem-se pela diversidade das suas culturas.
A língua francesa, com 220 milhões de falantes, está em contacto directo com muitas outras línguas no espaço francófono. Ela vive, transforma-se, adopta distintos sotaques e expressões, ricos de sabores e cheiros diversos. A Festa da Francofonia, organizada em Portugal por um grupo amigo de 12 parceiros, vai revelar esses sabores e odores e dará a descobrir as múltiplas culturas que os unem.
A língua francesa sempre foi muito apreciada em Portugal e apresenta-se hoje, juntamente com as culturas francófonas, na sua diversidade e no diálogo de culturas, lado-a-lado com a lusofonia. Para os amantes de descobertas e para uma viagem rica de emoções francófonas, os encontros marcados são muitos.
VER O PROGRAMA

franco

A festa da francofonia organizada em Portugal entre 14 e 20 de Março 2011, é uma ocasião para relembrar que setenta Estados e governos conduzem em 2011 uma acção comum através da Organização Internacional da Francofonia.
Este ano, sob o signo dos prazeres partilhados, esta festa pretende desvendar algumas das riquezas culturais dos países que ela reúne, em torno da língua francesa em toda a sua diversidade. Esta acção situa-se no contexto da promoção, na Europa e no mundo, da diversidade linguística e da abertura intercultural.
Portugal é por essência um país da globalização; francofonia e lusofonia têm muitos pontos em comum e muitas coisas a dizer-se.
A língua francesa e as culturas francófonas são reconhecidas em Portugal pelas suas contribuições intelectuais, artísticas – ou gastronómicas – e por todos os pensamentos e valores humanistas que estes sustentam. Desejamos que este tema dos prazeres partilhados seja seja uma vez mais este ano a ocasião para dar a conhecer estas várias
dimensões e revelar aos lusófonos a diversidade e a beleza de todos estes sabores linguísticos e culturais francófonos.
A festa da francofonia é realizada em Portugal por um grupo amigável de parceiros e Embaixadas.
Desejamo-vos a todos uma alegre festa da francofonia.
VER O PROGRAMA

FDF2014
A todos os amantes da diversidade cultural, dos encontros artísticos surpreendentes, da descoberta de novos horizontes linguísticos, marcamos encontro na “Festa da Francofonia” que tem lugar de 7 a 27 de Março 2014.
Venham juntar-se a nós e descobrir um programa cultural rico e eclético, no decorrer do qual podem ver filmes, descobrir novas músicas, pintura, poesia ou literatura e degustar especialidades gastronómicas. Em suma, uma festa onde todas as expressões artísticas dos países francófonos, ou daqueles que aderem aos valores da francofonia, têm lugar de honra.
Esta Festa é a festa de todos e para todos os portugueses, em Lisboa, Porto, Coimbra,Caldas da Rainha, Santarém, Guimarães, Leiria, Setúbal, Vila Nova de Gaia, Espinho e Ponta Delgada.
Organizada pelas Embaixadas, Institutos culturais, universidades, a rede das Alliances Françaises et muitos actores locais.
Venha festejar connosco! Neste ano de 2014 a festa será ainda mais bela!
VER O PROGRAMA